quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

BOLO DE NOIVA

Agora vamos falar do protagonista da mesa de doces do grande dia! O bolo. Eles podem ter formatos e tamanhos diferentes, variando também o preço de cada um. O bolo deve agradar não só o paladar dos noivos e convidados, como também deve enfeitar a festa. No entanto, isso nem sempre é uma tarefa fácil, pois ele deve seguir a personalidade do casal, sem fugir muito dos detalhes da decoração. afinal de contas, não vale a pena investir em alguma tendência que não tenha a ver com a festa.

O bolo surge na Antiguidade, em Roma, quando era tradição que um bolo (que mais parecia um pão doce), após ser experimentado pelo noivo, fosse quebrado sobre a cabeça da noiva, como símbolo de domínio sobre ela e do fim da virgindade da moça. Os convidados costumavam recolher e comer as migalhas, com a crença de que isso lhes trairiam sorte.

Com o passar do tempo, na era medieval, era comum que os convidados trouxessem doces para a celebração. Estes eram sobrepostos formando uma pilha de doces. Caso os noivos conseguissem se beijar sobre essa pilha de doces teriam um casamento fértil e feliz. Essa é a provável origem dos bolos de vários andares.

Já no século XVII, surge a “torta da noiva”. Estava presente nas cerimônias mais modestas e podia ser recheado de pão doce ou de carne. Dentro dessa torta, havia um anel. A convidada que encontrasse este anel seria a próxima a se casar.

O bolo tradicionalmente branco como conhecemos hoje surge por volta do século XVIII/XIX. Eles eram desta cor por causa da cobertura de açúcar refinado. Como o ingrediente era difícil de adquirir, quanto mais branco fosse o bolo, maior era a posição social e a influência da família do casal. Mas, foi na Era Vitoriana que a cor branca tornou-se símbolo da virgindade e da pureza e passou a ditar a cor não somente do bolo como do vestido.

Em relação ao tamanho, tradicionalmente o bolo de noiva possui três andares, que significam compromisso, casamento e a eternidade – do primeiro ao terceiro andar, respectivamente.

Outro detalhe para vocês que são supersticiosos: o casal deve cortar o bolo junto para representar a união dos dois. Em seguida, a noiva deve ser a primeira a comer, para trazer fertilidade ao casal e depois, os convidados como forma de comemorar e desejar boa sorte aos noivos.


Agora que você sabe um pouquinho mais sobre a origem e porque o bolo de noiva possuem essas características, que tal a gente se inspirar e babar um pouco?! 











Nenhum comentário:

Postar um comentário