domingo, 29 de novembro de 2015

CERIMÔNIA DAS AREIAS

Poucas pessoas já presenciaram a cerimônia das areias durante o casamento, mas já viram bastante por fotos principalmente em casamentos americanos.  

O ritual que acontece durante o casamento, representa que o casal ao unir-se em matrimônio se une da mesma forma que a areia, tornando-se um só a partir daquele momento – afinal, ainda que você tente você não consegue separar totalmente as areias. O legal é que durante a cerimônia, pais – de ambos – e padrinhos participam da colocação das areias, mostrando que a família está e ficará unida.

Hoje em dia, a cerimônia das areias é um ritual ecumênico que geralmente é incorporado na cerimônia religiosa, onde todos os convidados importantes para o casal participam.

Em relação à origem, dizem que ela teve início no Havaí durante as cerimônias realizadas na praia onde em algum momento da celebração os noivos pegavam a areia da praia com as mãos para depositarem juntos em um recipiente no altar. Existe também a versão onde dizem que a origem é Apache, onde os ancestrais norte americanos juntavam areias coloridas em tigelas durante a celebração da união.

Você pode optar – dependendo de sua religião – por usar um texto ecumênico ou trechos da Bíblia e ensinamentos de Deus.

Um detalhe: vocês podem fazer a cerimônia completa e tradicional, iniciando com os pais derramando as areias – pois eles são a base de tudo e a bênção maior do casamento e receber a ajuda de padrinhos (que geralmente são pessoas de grande importância na vidado casal).

Quanto à organização do local onde será feito: normalmente é no próprio altar. Nele, cinco vasos serão colocados (o dos pais da noiva, o dos pais do noivo, o do noivo, o da noiva e o vazio). No caso dos padrinhos também participarem, é necessário um vasinho menor para cada um deles.

Caso você opte por uma cerimônia religiosa, você pode adaptar a ideia da cerimônia das areias com trechos bíblicos que se adequem à ideia do matrimônio e que seja uma passagem que o casal goste. O tradicional, dito durante a cerimônia é:

“Gn (2:24) O homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.
MC (10:9) O que Deus uniu o homem não separa.
O amor é forte e fiel, o casamento diante de Deus é indissolúvel. Assim como não dá para separar os grãos de areia, que o amor do casal também seja inseparável, indissolúvel.”

Na hora em que se fala “deixarás pai e mãe..” os pais da noiva depositam as areias e em seguida os do noivo. No momento em que o celebrante começa “o amor é forte e fiel...” os padrinhos depositam e, por fim os noivos que enquanto depositam a areia no recipiente, pronunciam:

“Deus abençoou e guiou o teu caminho até juntá-lo ao meu. (noiva)
 Deus cuidou da tua vida, separando-a para mim. (noivo)”

Finalizando a cerimônia, o celebrante encerra com a frase: Assim como não dá para separar os grãos de areia, que o amor do casal também seja inseparável, indissolúvel.

Caso vocês optem por fazer uma cerimônia ecumênica (muitos casais são de religiões diferentes!) aqui vai um exemplo de texto que poderia ser usado:

“Hoje, o relacionamento é simbolizado através da união das areias presentes nesses vasos. Primeiro, com a bênção dos pais, que educaram e fizeram tudo para que seus filhos fossem felizes; que serviram de base e hoje são espelho para seus filhos nome do noivo e nome da noiva. Os amigos, aqueles que estão presentes na hora difícil, para nos ajudar a suportar todas as tempestades da vida e que já estão nessa caminhada há um bom tempo. E enfim, cada um desses vasos representa um de vocês, nome do noivo e nome da noiva. Ao misturar as areias neste vaso, vocês demonstram que, a partir de hoje cada um de vocês deixa de existir individualmente e passam a ser um só. Assim como os grãos da areia aqui colocados não podem ser separados novamente em vasos individuais, assim é este casamento.”

Nome do noivo e nome da noiva, hoje vocês unem as vidas de vocês em uma só. Estes dois vasos separados simbolizam a vida de vocês até aqui. Eles representam tudo que vocês tem de individual. Já este outro, onde são misturadas as areias, representa a vida de vocês a partir de agora, quando vocês passam a ser um só. Assim como os grãos de areia aqui colocados não podem ser separados novamente em vasos individuais, assim é este casamento.”











Nenhum comentário:

Postar um comentário