terça-feira, 31 de maio de 2016

BEM CASADOS

 Há muitos anos o bem casado tem sido o queridinho das noivas e com isso, tornou-se o doce mais tradicional quando falamos em casamento.

Ele representa duas partes que se unem e formam uma só. Para os noivos, quando o convidado come esse doce, ele está desejando à eles uma vida doce e cheia de alegrias, felicidade, sorte e paixão.  É servido com a intenção de trazer sorte e prosperidade ao casal.



Mas você conhece bem a lenda? Sua origem real é inspirada nos alfajores árabes; já o doce como vemos hoje em festas e casamentos é de origem portuguesa – e lá, recebe o nome de casadinho. Tem como principal diferença com o bem casado brasileiro sua textura (o português possui uma massa mais densa do que os brasileiros).

Como já falamos acima, o bem casado simbolicamente representa o encontro do home e da mulher (as duas partes do doce) e da doçura que o amor e o casamento trazem, unindo essas partes.

Outra curiosidade: segundo a lenda, antes de saborear a primeira mordida o convidado deve mentalizar um pedido e, ao morder, pedir que este se realize.

Quando surgiu, há quase um século em Portugal, tinha como recheio ovos moles – tradicionais cremes feitos à base de ovos por freiras portuguesas – e uma massa bem densa, como um biscoito. Por aqui podemos encontrar o creme branco, doce de leite e a baba de moça como principais recheios. 

Por ser um doce que caiu nas graças dos brasileiros, ele é servido também em outras comemorações tais como nascimento (bem nascidos) e aniversários (bem vividos), além de confraternizações (representando a fortuna e o sucesso).


E além do sabor ser maravilhoso, esse doce também é bem famoso pelas embalagens que são feitas para decorá-lo.



 






Nenhum comentário:

Postar um comentário