domingo, 10 de janeiro de 2016

ALIANÇAS - METAIS E MANUTENÇÃO

Aliança de casamento é feita para acompanhar o casal durante a vida inteira. Por isso, e preciso que seja bem escolhida. Nessa hora, algumas coisas são importantes de serem observadas: gosto e estilo dos noivos, valor que pretende investir e o metal que será utilizado para fazê-la.

Segundo Luciana Marsicano, diretora geral da joalheria Tiffany & Co. do Brasil, na hora da escolha, o casal deve se perguntar qual é o modelo e metal que gostariam de ver em suas mãos por muitos e muitos anos.

Hoje, além das tradicionais alianças em ouro amarelo, que ainda são as preferidas, os noivos mais jovens e modernos que desejam inovar acabam optando por ouro brando, platina ou até mesmo ouro rose. Pode também haver mistura de cores numa mesma aliança.

Ouro Amarelo

A preferência nacional ainda são as alianças em ouro amarelo. Mais de 90% das alianças de casamento são douradas. É o que assumiu o posto de aliança de casados. Ela serve para deixar claro o status casado, por isso é a queridinha entre os casais mais tradicionais.
Quanto à coloração, esta varia de acordo com a quantidade e o tipo de metais que são utilizados na aliança. O ouro 18 quilates, o mais comum, possui 75% de ouro puro e 25% de ligas metálicas, sendo 15% de prata e 10% de cobre.



Ouro Branco

Existem casais que por não usarem acessórios na cor dourada acabam optando por ouro branco ou platina. Em muitos casos, é o homem que não gosta de nada dourado, simplesmente por questão de gosto ou porque não combina com sua coleção de relógios, por exemplo.

No Brasil, o ouro branco é mais usado como anel de noivado e, ultimamente tem agradado muito com modelos com alguma pedra ou detalhe a gosto da noiva, como um diamante ou esmeralda.

O ouro branco nada mais é do que o ouro amarelo em menor quantidade com um percentual maior de liga de prata, paládio ou ródio, entre outros. E, por fim, esse tipo de material necessita um banho de ródio, que é responsável por manter o aspecto brilhante da peça.



Ouro Rose

Ultimamente o ouro rose tornou-se uma forte tendência no mercado de joalheria. Esse tipo de ouro foi muito usado na década de 20 e, recentemente, voltou impulsionado pelo extremo romantismo que a cor evoca, apesar de repaginado de uma forma mais moderna.

As mulheres de hoje em dia não pensam que ouro amarelo combina apenas com ouro amarelo; para elas, é interessante essa mistura de cores nas joias. Por isso, esse metal é procurado por mulheres que buscam diversificar e possuem uma coleção razoável de joias.

Esse tipo de ouro costuma ter em sua composição 75% de ouro puro com 25% de ligas vermelhas, entre elas o cobre. É uma tendência que veio para ficar.



Platina

Este é um metal mais pesa e mais duro que o ouro e, por isso, está associado à durabilidade e proteção. Além disso, é mais resistente à perda de brilho e manchas, além de ser hipoalergênico.
Estão entre os queridinhos dos noivos. No entanto, por se tratar de um metal caro, não costuma ser a composição das alianças de noivado. O preço costuma ser o dobro do ouro amarelo, que é, entre os tipos de ouro, o mais caro.

No Brasil, a Tiffany é uma das poucas que oferecem alianças e anéis de noivado em platina pura. Algumas joalherias aceiram apenas encomendas e a maioria delas simplesmente não trabalha com o material. Por esse motivo, esse material se torna algo muito especial, como bodas de prata, por exemplo.

Ao comprar esse tipo de material, é recomendável ficar de olho na pureza do mesmo, pois nem todas as platinas são iguais. Como todos os metais preciosos, a platina é misturada com outros metais para chegar à consistência necessária para uma joia.

Uma aliança com 80% de platina e 20% de outros metais vale muito menos que uma aliança 95% platina pura. Em joalherias de qualidade, o teor da liga sempre estará estampado em alguma parte da joia e isso é uma característica importante que deve ser observado na aquisição.



Manutenção dos Materiais

Quanto à manutenção, os materiais não se diferenciam muito, com exceção do ouro branco.  Os outros três – ouro amarelo, ouro rose e platina – necessitam apenas de polimentos ocasionais, sendo a platina o metal de maior resistência entre esses. Já o ouro branco requer mais cuidados, porque precisa de banho de ródio, responsável por dar o aspecto brilhante e de polimento. Com o tempo, o contato com produto de limpeza, água e cremes faz com que ele perca o brilho ou fique com um aspecto amarelado. Nada que um novo banho não resolva. Portanto, ao comprar uma pela de ouro branco, veja se a joalheria não oferece manutenção grátis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário